Sem prazo para reabertura, elevador turístico de Piracicaba segue desativado há mais de um mês

Mesmo após reparos, Elevador do Mirante do Rio Piracicaba continua fechado Moradores e turistas estão sem acesso ao Elevador do Mirante de Piracicaba (SP) há...

Sem prazo para reabertura, elevador turístico de Piracicaba segue desativado há mais de um mês
Sem prazo para reabertura, elevador turístico de Piracicaba segue desativado há mais de um mês (Foto: Reprodução)

Mesmo após reparos, Elevador do Mirante do Rio Piracicaba continua fechado Moradores e turistas estão sem acesso ao Elevador do Mirante de Piracicaba (SP) há mais de um mês. Desde maio, pelo menos, a estrutura, que é um dos principais pontos turísticos da cidade, segue fechada. No fim de abril, o local foi alvo de vandalismo e furto de fiação elétrica. Com isso, o elevador parou de funcionar. A promessa era que o problema fosse resolvido em cerca de sete dias. O conserto foi feito, mas depois de uma semana, o ponto turístico foi fechado. Siga o g1 Piracicaba no Instagram Com 24 metros de altura, a escada do equipamento turístico tem 140 degraus. O elevador oferece vista privilegiada do Rio Piracicaba e de parte da cidade. Elevador Turístico de Piracicaba segue fechado há mais de um mês, sem prazo para reabertura Claudia Assencio/g1 A Prefeitura de Piracicaba afirmou que os serviços de reparos do espaço seguem em execução. Veja nota completa, abaixo, na reportagem. A moradora Stefani Oliveira criticou a situação. "Eu acho um absurdo porque é um dos pontos turísticos da cidade e não tem como aproveitá-lo se está fechado", disse. O operador de máquinas, Leandro Soares, também lamentou a falta de acesso ao elevador. "É bem ruim porque a cidade é turística. O visitante vem para conhecer e está sempre parado", comentou. Furto de fiação No dia 21 de abril, o g1 publicou uma reportagem informando que o elevador turístico não estava funcionando devido ao furto de fios de energia e ponte de acesso estava sem iluminação. A situação impede o passeio de pessoas com mobilidade reduzida. "Minha mãe participa da classe de PCD, ela precisa de um elevador para poder subir [...] a gente fica insatisfeito, fica triste", contou a médica Letícia Oliveira, que veio de Cuiabá (MT) com a família, na época. Elevador Turístico Alto do Mirante Prefeitura de Piracicaba O que diz a prefeitura? Procurada, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, informou que os serviços de reparo e manutenção do elevador turístico Alto do Mirante "continuam em execução", para que a atração turística retorne ao funcionamento normal ao público. "Após o furto da fiação do equipamento, foram iniciados os procedimentos de recuperação do mesmo. A Prefeitura fez a reposição dos fios e concretagem do espaço que os acomoda, para evitar outros furtos", disse em nota. A prefeitura informou ainda que empresa responsável pela manutenção especializada do elevador foi acionada e identificou a necessidade de troca de peças e agora aguarda a chegada dos elementos para finalização do serviço. "Manter o elevador aberto apenas pela escada torna o equipamento não acessível a todos os públicos, portanto, a Secretaria de Turismo optou por mantê-lo fechado até ter todos os reparos e trocas de peças finalizados", concluiu. VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região Veja mais notícias sobre a região no g1 Piracicaba

Fale Conosco